Primeiro Acesso

Olá! Para os cursos com autoinscrição, você precisará criar uma nova conta neste Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Aqui estão os passos:

  1. Preencha o Formulário de Cadastramento com os seus detalhes.
  2. Uma mensagem de confirmação da inscrição será enviada imediatamente ao seu endereço de email.
  3. Visite o endereço web indicado na mensagem para confirmar o seu cadastramento automaticamente e começar a navegar.
  4. Acesse o seu curso clicando o nome correspondente na lista de cursos disponíveis.
  5. Se for pedido um código de inscrição use a senha que foi fornecida pelo administrador ou pelo professor. Esta senha é reservada aos usuários do site inscritos no curso e será necessária apenas na primeira vez que você entrar no curso.
  6. Quando você retornar ao site, para entrar no curso utilize no campo “Identificação de usuário” os números do seu CPF (sem pontos, nem traço) e a senha cadastrada.
Suporte

Primeiramente, tente redefinir a sua senha pelo recebimento de um email de redefinição (clicando aqui) "Esqueceu o seu usuário ou senha?". Verifique o e-mail enviado e você poderá escolher
uma nova senha. Caso não encontre a mensagem, certifique-se que não tenha sido bloqueada como SPAM/LIXO ELETRÔNICO. O tempo de recebimento da mensagem pode variar de acordo com seu provedor de emails.

Para ser redirecionado para solicitações de Reset de senha ou Alteração Cadastral clique aqui , preencha os dados obrigatórios solicitados no formulário.

Manuais

Em breve o conteúdo estará disponível para consulta.

Perguntas Frequentes
Como é feito o acesso ao curso?

O acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é realizado através do endereço: https://egesp.fazenda.sp.gov.br/ É necessário um computador conectado à Internet com o navegador Internet
Explorer 6.0 ou superior instalado. Digite o seu nome de usuário (seu CPF sem pontos e traços) e senha previamente cadastrados. No ambiente virtual clique no ícone CURSOS (lado direito da tela). Na aba Meus Cursos você verá em
quais está cadastrado(a).

Há acesso para aulas no sábado e domingo?

Sim. Lembre-se que o indicado é acessá-lo ao menos 1h (uma hora) por dia, pois assim, garantirá melhor absorção e aproveitamento do conteúdo. O acesso poderá ser feito de qualquer computador conectado a internet, em qualquer horário,
durante o período que o curso estiver em andamento.

Fiz minha inscrição, porém não consigo ter acesso ao curso. O que devo fazer?

Verifique no ambiente virtual da Egesp a data prevista para o início do curso. Se ele já iniciou e você não conseguiu seu acesso, tente os seguintes procedimentos:

a) Utilize o navegador Internet Explorer (versão mais recente) e atualize a última versão do Flash Player para o funcionamento correto dos conteúdos;
b) Verifique se seus dados estão corretos, através do botão Perfil, localizado
no campo superior direito da tela.
c) Verifique se recebeu o e-mail de confirmação do cadastro e se o aceitou. Pois somente após a confirmação é possível se inscrever na turma desejada.
d) Certifique-se de ter preenchido
todos os requisitos para a participação do curso.
e) Caso contrário, entre em contato através do e-mail suporteead@fazenda.sp.gov.br.

Fiz o cadastro, no ambiente virtual da Egesp, porém não recebi nenhum e-mail deconfirmação. Quando receberei a confirmação?

Verifique se a mensagem de confirmação está na sua pasta de Spam ou na Lixeira. Outra ação necessária é desativar o AntiSpam para o recebimento de mensagem do AVA Egesp Se você não encontrar a confirmação, entre em contato através
do e-mail suporteead@fazenda.sp.gov.br.

Não consigo entrar em meu ambiente virtual da Egesp. O que devo fazer?

a) Caso tenha esquecido a senha ou o seu login, será necessário redefinir um ou outro ou mesmo ambos clicando em: "Esqueceu o seu usuário ou senha?". Você receberá um e-mail com instruções para essa ação e poderá escolher uma nova
senha e/ou um novo login. Especial atenção deve ser dada à descrição do problema e ao fornecimento correto do e-mail, pois é paa onde serão enviados o novo login e/ou senha.
b) Se mesmo assim você não conseguir acessar o ambiente,
entre em contato através do e-mail suporteead@fazenda.sp.gov.br com seu RG, CPF e nome completo, informando o erro apresentado na tela. Se já estiver matriculado em algum curso ou a dificuldade diz respeito a um curso em que esteja
tentando se matricular, é importanto nomeá-lo também na mensagem que enviar.

Qual a nota mínima para aprovação?

A nota a ser alcançada varia de acordo com cada curso. Nos que há avaliação e/ou verificação de aprendizagem como condição para o certificado, geralmente é "7,0". Recomendamos, no entanto, que verifique na apresentação inicial do curso.

Meu curso tem nota mínima igual a 7,0 (sete) e tirei 6,9. Posso me considerar aprovado?

Não. Apenas nota igual ou maior que 7(sete) dará aprovação. Observe que em alguns cursos você poderá fazer as avaliações quantas vezes julgar necessário até que atingir a pontuação mínima exigida pelo curso.

Entrei no sistema Egesp para preencher a Avaliação de Reação, mas não consegui. Como proceder?

Após o encerramento oficial do curso* é gerado um relatório contendo todos os alunos aprovados e reprovados. Somente depois desse relatório será possível acessar a avaliação de reação e preencher o questionário. Aguarde 5 (cinco) dias
úteis para acessar e preencher sua avaliação. Em caso de dúvidas entre em contato com o e-mail cursos@fazenda.sp.gov.br * veja a data de encerramento no comunicado enviado anteriormente ao seu e-mail, onde foram informadas as datas
de início e término do curso

Sou servidor da Secretaria de Fazenda e Planejamento e gostaria de saber sobre como proceder para incluir a carga horária do curso no Banco de Talentos?

Para a inclusão da carga horária no Banco de Talentos dos cursos da categoria capacitação, você deverá, obrigatoriamente, responder a pesquisa de Avaliação de Reação que estará disponível 5(cinco) dias úteis após a data de encerramento
do curso* no seguinte endereço: https://egesp.fazenda.sp.gov.br/ *se encontra no comunicado enviado para seu e-mail antes de iniciar o curso

Registrei alguns dados errados ao me cadastrar no ambiente virtual da Egesp. O que devo fazer?

Para corrigir os campos Nome, e-mail e RG, faça seu login no ambiente virtual e ao lado do nome - no canto superior direito da tela clique em Perfil para editar os dados necessários.Caso o erro seja no campo Identificação do Usuário
(onde deve ser colocado o número do seu CPF sem pontos e traço) encaminhe e-mail para suporteead@fazenda.sp.gov.br informando seu RG, CPF, nome completo.

Finalizei o curso, como faço para emitir o certificado?

Para os cursos da Categoria Capacitação, aguardar instruções que serão enviadas em até 5 dias uteis da data de encerramento da turma. Caso não receba o e-mail solicitar informações pelo e-mail: cursos@fazenda.sp.gov.br informando código,
nome e turma do curso, além do seu nome completo e CPF. Para os cursos da Categoria Educação Fiscal, os certificados serão liberados no último dia do curso para os que obtiverem aproveitamento suficiente para aprovação. O ícone
do certificado aparecerá na parte inferior da página do curso. Caso não consiga imprimir entrar em contado pelo e-mail: suporteead@fazenda.sp.gov.br.

Ao emitir o certificado percebi que meu nome está incorreto, é possível alterar? Eu mesmo consigo realizar essa alteração?

Para corrigir os campos Nome, e-mail e RG, faça seu login no ambiente virtual e ao lado do nome - no canto superior direto da tela - clique em "Perfil" para editar os dados necessários.

Respondi a avaliação de reação, mas não consegui emitir o certificado. O que pode ter ocorrido?

Caso já tenha respondido a Avaliação de Reação e mesmo assim não tenha conseguido emitir o certificado, entre em contato pelo e-mail: cursos@fazenda.sp.gov.br

Como imprimir o certificado de meu curso categoria Capacitação?

Para os cursos da Categoria Capacitação, aguardar instruções que serão enviadas em até 5 dias uteis da data de encerramento da turma. Caso não receba o e-mail solicitar informações pelo e-mail: cursos@fazenda.sp.gov.br informando código,
nome e turma do curso, além do seu nome completo e CPF.

Como imprimir o certificado do meu curso categoria Educação Fiscal?

Para os cursos da Categoria Educação Fiscal, os certificados serão liberados no último dia do curso para os que obtiverem aproveitamento suficiente para aprovação. O ícone do certificado aparecerá na parte inferior da página do curso.
Caso não consiga imprimir entrar em contado pelo e-mail: suporteead@fazenda.sp.gov.br.

Finalizei o curso fazendo todas as atividades, porém no relatorio não consta a nota no curso.

Verifique se você clicou em todos os slides em que se pedia a interação do aluno para clicar e obter mais informações. Se existiam questões, verifique se você assinalou todas.

Caso continue sem nota entre em contato com o e-mail suporteead@fazenda.sp.gov.br

Já finalizei o curso. Fiz a avaliação final e fui aprovada. Qual o próximo passo?

Você deverá aguardar o fechamento da turma para que todas as notas sejam lançadas e a Avaliação de Reação disponibilizada. Estará disponível após 5 (cinco) dias úteis depois do fim do curso. Observe no comunicado, enviado ao seu e-mail
anteriormente, a data de início e a data final do curso. Conte os cinco dias depois da dessa data.

Tenho dúvidas sobre o conteúdo do curso.

Cursos com Tutoria: Envie mensagens ao seu tutor utilizando o Fórum existente nesse curso. As respostas serão também postadas pelo tutor utilizando desse espaço. O tutor é o responsável por acompanhar sua trajetória ao longo
de todo o curso.

Cursos sem tutoria: Os cursos sem tutoria são projetados para proporcionar o aprendizado autoônomo por parte do aluno. Mesmo assim, em alguns deles, especialmente os relacionados a sistemas, há logo na página inicial do
curso, instruções aos alunos para o caso de dúvidas pontuais, geralmente rementendo-o ao setor responsável pelo gerenciamento dos sistemas Se a dúvida persistir, por favor, entre em contato com a equipe responsável através
do e-mail:cursos@fazenda.sp.gov.br indicando o nome do curso e turma.

É possível baixar para o meu computador o conteúdo dos módulos?

Os conteúdos dos módulos que estiverem disponíveis em PDF podem ser baixados normalmente.

Como acesso os demais módulos do curso?

Os módulos dos cursos são liberados automaticamente assim que se conclui o anterior. Isto é, o módulo 2 estará disponível apenas após a conclusão do módulo 1 ,e assim sucessivamente.

Há opção de refazer os módulos do curso que estou matriculado(a) atualmente?

Sim. Quando achar necessário, acesse novamente o módulo que desejar. Estarão disponíveis durante o período do curso. Assim que o curso for encerrado o acesso a esse conteúdo também será bloqueado.

Não encontrei o botão Próximo para prosseguir na lição.

Opção 1: Tente diminuir o Zoom da sua tela. Pressione no seu teclado Ctrl e o sinal de - (menos)

Obs.: Mantenha pressionado o botão Ctrl enquanto redimensiona a tela pressionando o sinal de menos. Opção 2: Na área de trabalho do computador, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Resolução da tela. Indicamos que
aumente o valor em Resolução para algo em torno de 1280 X 720. Caso esse valor ainda não te permitir visualizar, tente continuar aumentando.

O Vídeo não abre no meu computador ou trava em determinado ponto.

Verifique se o Flash Player de sua máquina é o mais recente (versão 15 ou superior). Para atualizá-lo, entre em contato com o DTI (Ramal 5005), se estiver na capital, ou solicite a atualização junto ao NSTI de sua regional. Se estiver
usando o navegador Chromer, tente usar o Internet Explorer IE 6.0 ou superior.

Como verificar minhas notas?

Acesse o Ambiente Virtual de aprendizagem e acesse o curso. No painel de Navegação / Cursos, clique em NOTAS e veja a nota no relatório.

Por que a tela não abre, trava ou fica escura?

Esse problema pode ser devido ao navegador de internet que está utilizando. Para realizar os cursos oferecidos pela Egesp recomendamos sempre o navegador Internet Explorer mais recente. Caso você acesse o curso através do macbook utilize
onavegador Mozilla, e para acessar com celular ou tablets utilize o aplicativo Microsoft Edge.

O curso pode ser prorrogado?

Não há possibilidade de alterar a data de encerramento do curso. É muito importante que você leia atentamente as informações sobre o curso como as datas de início e de término.